Sistemas Inteligentes

Tempo é dinheiro e oportunidade e, portanto, uma decisão não pode esperar. E decisão acertada demanda uma informação ágil e confiável.

Hoje as organizações precisam responder de forma rápida e competente as necessidades de seus clientes identificando, no mercado, oportunidades de negócio e ameaças da concorrência, solucionando problemas internos e criando soluções inovadoras para problemas e desejos de seu público. Para isso, é fundamental que o processo decisório seja otimizado, eficaz e preciso. Um processo decisório de qualidade é aquele que sabe buscar, selecionar e utilizar informações estratégicas em tempo hábil.

Sistemas Gerenciais são poderosas ferramentas de trabalho para os executivos e gerentes de uma empresa que desejam ver sua organização sempre presente no ranking das empresas vencedoras. Bases de dados especialmente desenhadas com esta finalidade (Data Warehouses) e uso de ferramentas EIS permitem a captura, processamento e disponibilização das informações essenciais à gestão do negócio, de modo racional, organizado e tempestivo, eliminando grandes volumes de relatórios gerenciais desnecessários, trabalhos exaustivos de busca de informações de fontes diferentes, e consultas a diversos sistemas existentes na empresa.

O estado da arte da tecnologia da informação aponta para agora para um novo desafio: buscar informações desconhecidas a partir dos data warehouses que a própria empresa já possui, transformar dados enterrados em bancos de dados em informações estratégicas que permitem construir vantagens competitivas. É a garimpagem de dados (data mining), um recurso poderoso que pode fazer a diferença entre quem vai sair na frente e quem terá sempre que correr atrás no mercado. Ou, talvez, a diferença entre a empresa que vai viver e a que desaparecerá.

A Diferencial possui uma equipe de profissionais especializados. Nosso contato direto e participação em atividades de pesquisa e desenvolvimento da Universidade Federal de Minas Gerais nos permite afirmar que trabalhamos com o que há de mais avançado no meio científico trazendo o melhor da tecnologia mundial para dentro das empresas do país. Nossos sistema inteligentes utilizam, dentre outras, as seguintes tecnologias:

  • Redes neurais (neural networks)
  • Algoritmos genéticos (genetic algorithms)
  • Lógica nebulosa (fuzzy logic)
  • Sistemas especialistas
  • Programação lógica por restrições
  • Têmpera simulada (simulated annealing)

As redes neurais artificiais constituem uma tecnologia de ponta, recém desenvolvida na área de ciência da computação e utilizada na solução de problemas para os quais os sistemas de computação convencionais não conseguem encontrar soluções razoáveis.

Os sistemas baseados em redes neurais são capazes de se adaptar ao problema se comportando de forma inteligente.

Comparado com técnicas tradicionais da chamada inteligência artificial, as redes neurais se sobressaem com resultados muito superiores, o que as tem tornado componente obrigatório nos sistemas de apoio ao processo produtivo e no processo decisório de grandes empresas, sejam indústrias sejam de serviços, dos principais países industrializados do mundo.

No Brasil, empresas que estão sempre na vanguarda tecnológica já possuem sistemas computacionais baseados em redes neurais.

Além das aplicações industriais, essa tecnologia será um dos principais recursos no desenvolvimento de ferramentas de data mining.