Em termos de metodologias de planejamento de sistemas de tratamento da informação estratégica, surge na década de 90 o Balanced Scorecard, cuja a idéia central e viabilizar mais concretamente a ação estratégica. Pode-se tentar buscar visões que procuram conciliar aspectos das "duas escolas" de pensamento supra citadas. KAPLAN e NORTON (1997) irão apresentar a metodologia BSC - Balanced Scorecard- ou Marcador Balanceado e que é definido para cada empresa de acordo com sua estratégia, constituindo um instrumento para gerenciar sua implantação. Na visão destes autores:
Conforme avaliação da Diferencial, o Balanced Scorecard pode ser considerado como uma metodologia de planejamento e definição de sistema de informação estratégica na medida em que procura apresentar uma série de conceitos e uma estrutura de organização dessa informação para medir o desempenho organizacional e subsidiar a tomada de posição da organização. É claro que, visto numa perspectiva mais ampla, não se reduz a metodologia, mas sua aplicação em conexão com sistemas de informação orienta o uso da tecnologia da informação e faz com que seu uso seja direcionado por sua perspectiva no desenho de sistemas.
Realmente, o desempenho de um negócio não pode ser medido em uma única dimensão. Por exemplo, o lucro de uma empresa é um aspecto importante do seu desempenho, mas sozinho não indica que a empresa está bem ou mal. KAPLAN E NORTON (1997) desenvolveram o sistema de medição supracitado, conforme apresentado na Figura 1.
Figura 1: O Balanced Scorecard fornece a estrutura necessária para a tradução da estratégia em termos operacionais.
Fonte: Adaptado de KAPLAN E NORTON (1997: 10)
Em cada uma dessas dimensões são usados vários indicadores, relacionados às estratégias da organização. As quatro dimensões do desempenho e as trilhas para seus indicadores compreendem: