Por data warehousing entendemos um conjunto de novas tecnologias de armazenagem e geração de informação agrupando desde novos conceitos e abordagens em bancos de dados até novas visões de sistemas "inteligentes" que incorporam alguns recursos da chamada Inteligência Artificial.
Data warehousing é uma conjunção de diferentes tecnologias como bancos de dados cliente/servidor, interfaces gráficas computadores com alto poder de processamento e/ou processamento paralelo, sistemas operacionais de rede, discos rígidos com grande capacidade de armazenamento e velocidade de acesso, OLAP (On Line Analytical Processing), etc. tornando viável o melhor uso de informações geradas nos diversos sistemas transacionais, no ERP, ou obtidas externamente. O ponto central é a idéia de "armazém de informações", ou data warehouse, uma base específica para informações relevantes ou estratégicas para a organização. Vários termos técnicos surgiram associados a esse, ganhando espaço e interesse nas organizações, tais como OLAP, Data Mining, Modelagem Dimensional, dentre outros.
Por data warehouse entende-se uma modalidade de implementação de base de dados informacional computadorizada voltada ao armazenamento de dados compartilháveis, obtidos a partir dos ambientes de base de dados operacionais. Trata-se de uma base de dados temática, ou por assuntos, que permite aos usuários penetrar o vasto repositório de dados operacionais de uma corporação para subsidiar mais eficazmente um processo decisório e/ou fazer frente às tendências de negócios, facilitando esforços de planejamento.
Seu princípio fundamental afirma que as bases de dados nos sistemas de suporte à decisão devem ser isolados dos sistemas transacionais e desenhadas especificamente para essa finalidade. Assim, podem ser alimentadas pelos sistemas transacionais - mas não utilizadas por eles - e seu desenho deve privilegiar o desempenho das consultas. É uma tecnologia de armazenamento estratégico de informação e que vem ganhando cada vez mais espaço dentro das organizações e que pode ser utilizada na construção de bases de dados de conhecimento coletivo.
Essa base de dados é implementada com uma abordagem diferente dos bancos de dados relacionais, cujo princípio fundamental era o relacionamento ente múltiplas tabelas entre si. No data warehouse a modelagem de dados é chamada de multidimensional, ou seja: ao invés de considerar tabelas, considera dimensões de informação.
A tecnologia do data warehousing permite agrupar bases de dados integradas e orientadas por assunto, desenhadas de modo a suportar aplicações estratégicas, EIS (Sistemas de Informação Executiva), DSS (Sistemas de Apoio à Decisão), e as avançadas ferramentas de data mining.
Data mining, uma tecnologia de ponta de sistemas inteligentes que, servindo-se de múltiplos recursos oferecidos pelos mais recentes avanços da inteligência artificial permite a construção de poderosas ferramentas de busca e consulta a dados, oferecendo um lastro consistente ao processo decisório de uma empresa competitiva. Dentre os principais recursos de que se serve, destacamos as Redes Neurais, Lógica Nebulosa e Algorítmos Genéticos.
Dentre os diversos benefícios do uso de data mining podemos salientar:
detecção de padrões desconhecidos;
inferências sofisticadas a partir de dados históricos presentes em bases de dados;
viabilização de processos de análise estatística;
utilização de benefícios dos sistemas inteligentes.